segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Overwhelmed...

Ao sair as estrelas e fazer do céu um lugar mágico, subi no ônibus em direçao a uma semana de memórias, emoçao e vida. Várias horas mais tarde, chego em Montevidéu e ao atravessar a porta vejo alguém especial parada do outro lado. Uma visao pro coraçao. Aconchego sentido. Abraços e reconhecimento de afinidades iniciados na internet estampados em olhos cheios de alegria. Foi assim que começou a semana!
Pelo telefone mais aconchego e bem vindas de alguém especial. No mesmo dia, mais tarde, pelo túnel do tempo fui, com uma amiga em cuja casa víamos "The Wizard of Oz". Crianças pequenas todas sentadas no tapete da sala embevecidos com o filme. As memórias disparadas marcaram o ambiente para aquela tarde. A conversa pulou dos "British Schools" (colégio de minha infancia em Montevideu) a "Northlands" (Colegio em que estive interna por 4 anos em Buenos Aires) e de volta. Momentos de uma viagem por caminhos e fotos originados em amor e o sentimento de pertencer.
Num crescendo, café da manha foi compartilhado em um dos hotéis ocupados pelos que vieram do exterior. Pessoas que aprendemos a amar novamente na internet, no grupo montado por um amigo muito especial, há um ano e meio. A preparaçao nestes meses de reviver e descobrir, de companheirismo e solidariedade, que surgiram de nossas origens em Montevidéu e na qual o British Schools ocupou um parte importante ocuparam o momento.
Alguns de nós fomos visitar diferentes partes da cidade na qual nascêramos, para ver o velho transformado no novo. Lugares e amizades. Cada um com memórias particulares que fez com que fora possível revivermos nossa uniao presente em todos esses anos. Pessoas - amigos, novos e velhos juntos comemos e bebemos ao passo que mais amigos de há 50 e tantos anos iam chegando.
Vendo, olhando em olhos de nossa infância, sentindo o calor dos abraços tao espontaneamente dados, após anos vividos individualmente e espalhados pelo mundo. Enquanto conversávamos, coisas diferentes tornavam-se vida de anos passados, mas que pareciam tao pertos. Familiaridade, recomeçando onde havíamos parado ou nao, sem saber, em alguns casos, exatamente de onde nem de quando... Todos aqui. Mesmo os ausentes.
O centenário, tao cuidadosamente organizado para nós. O centenário do colégio que nos ensinou a ler e escrever, a discutir e aprender, a respeitar e fazer amigos. E nao nos desapontaram. Quatro mil pessoas de todas as partes do mundo convergindo para a escola em uma noite agradável e estrelada. Fogos de artifícios ascenderam o céu em formas coloridas e mágicas. Comida e bebida. Tudo isso preparado com amor e carinho que nos fez sentir queridos e lembrados. O que mais se destaca aqui é a lealdade para com a escola - nossa escola, mostrada através da quantidade de pessoas que lá estavam. Incrível! Difícil de ver igual no mundo! Os anos vinte, trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta, noventa e os anos dois mil todos representados. Pessoas encontradas - amigos, família, pais de amigos, amigos de nossos pais, amigos de filhos.
Um grupo menor - o grupo que passou um ano e meio revivendo memórias online - reuniram-se (em torno de 100) e o mais surpreendente e fantástico dessa culminaçao foi o fato de que o tempo parecia ter parado há muitos anos para todos nós! Ao sentar aqui escrevendo isto com lágrimas correndo pelo rosto, o que me bate muitíssimo é quanta sorte tivemos pelas oportunidades que tivemos, começando em Montevidéu e trazendo cada um de nós até onde estamos hoje e ter-nos tornado nas pessoas que hoje somos.

©Anne Marie Moor - 2008

12 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Que delícia ...

Anne M. Moor disse...

Flávio,
Nao sabes o quanto e quanta emoçao tem rolado por aqui...
Beijao

A.Tapadinhas disse...

Vai sobreviver, amiga?

Beijo.
António

Anônimo disse...

Que coisa mais tocante, querida amiga!!!!!!

Ernesto Dias Jr. disse...

Êee beleza!
Como diria o Flávio: cousa boua!

Anne M. Moor disse...

Antonio,
Acho que sim pq hoje de noite viajo pra casa!!!!!!!!! Ontem de noite foi a vez da minha turma se reunir - éramos 22 de 8 países. Mais emoçao e muiiiiiiiiiiiiita risada!!!!!!!!!!!!!!
Beijos emocionados

Anne M. Moor disse...

Silvia e Ernesto,
Bota tocante e cousa boua!!!!
Volto hoje de noite.
Beijossssssssssss

Suzana disse...

Anne querida,

Eu sei bem o que é esta emoção!
Não é mole não!
Mas faz um bem danado!
Que bom.

Flavio Ferrari disse...

Já imagino a música do Roberto Carlos de fundo ... Tantas emoções.

Anne M. Moor disse...

Amigos,
Cheguei hoje de manhã às 5 e recém acordei... :-) A emoção da última semana cansou emocionalmente e fisicamente, mas foi muito muito mágico.
Sensacional!!
Beijos grandes a todos

Derek disse...

Que maravilha!!

Anne M. Moor disse...

E foi...