sábado, 8 de maio de 2010

Padecer no paraíso

O post no Arguta lembrou-me de um texto que escrevi em 2008 e que trago para vocês nesta época de homenagens às mães...

Dizem que ser mãe é padecer no paraíso. Ser mãe NÃO é sofrer, ser mãe é felicidade, mesmo que as vezes seja preocupação. Lembro muito bem olhar nos olhos do meu primeiro filho quando o colocaram em meus braços e, embora meio fechadinhos, fez um ‘click’ entre nós que perdura até hoje. E assim foi com todos os quatro. Olhares diferentes, cada um, mas fortemente ligados como se fosse pelo cordão umbilical. A felicidade que irradia pelo corpo todo é ímpar e certamente compartilhada com os pais. Ser mãe é dedicação e muito trabalho braçal no início, mas também é muita canção de ninar, muito aconchego, muito cheirar a cria, muito simplesmente sentar com eles no colo e os observar – observar o milagre da vida. A medida que eles vão crescendo, ser mãe passa a ser saber ter paciência, saber guiar, saber impor limites e principalmente saber dizer não. É chorar de desespero, mas é chorar junto de alegria. É saber desligar o canal para deixá-los viverem suas vidas. É ficar olhando eles se esborracharem no chão e aprender a levantarem-se sozinhos, se bem que com uma mãozinha levemente escondida. É saber ser mãe, mas principalmente amiga nas horas boas e nas horas ruins. É saber aceitar que eles têm ideias diferentes das nossas, é aprender com eles. É compartilhar vidas. É entender que a vida é feita de fases e eles têm de passar por todas e que nós não podemos viver a vida deles por eles. Ser mãe é estar presente, mesmo não estando, em silêncio. Enfim, ser mãe é viver, é compartilhar, é dividir, é carinho e muito amor.


© Anne M. Moor - 2008

10 comentários:

Cintia disse...

Anne, obrigada por compartilhar essa mensagem. Feliz dia das mães para nós!

Graça Pereira disse...

Anne
Foi dos textos mais completos e concretos sobre o que é "saber ser Mãe"! Eu revi-me neste texto como se fosse um espelho! bem hajas por ele!
Feliz Dia da Mãe com o carinho dos teus filhotes...mereces.
Beijo carinhoso
Graça

Anne M. Moor disse...

Cíntia

Obrigada pela visita!

Bjos
Anne

Anne M. Moor disse...

Graça,

Obrigada amiga! Pra ti também.

Bjos
Anne

Camila disse...

Anne!!!!!!Lindo texto!

Um Feliz dia das Mães!!!!!!!:)

Beijos!

Anne M. Moor disse...

Obrigada Camila dear!

Bjos
Anne

celeal disse...

Feliz dia das mães!!!!!
Beijos e o carinho de sempre,
Carlos Eduardo

Anne M. Moor disse...

Obrigada Carlos Eduardo pelo carinho!

Bjos
Anne

Ava disse...

Anne, obrigada pela preocupação e carinho.
Passei por alguns problemas de saúde, mas já estou quase bem...


Lendo seu texto, me emocionei, pois só quem é mãe sabe a real dimensão de cada palavra desse testo.
Lindo demais! E como me identifico, pois sou essa mãe, que fica com a mão escondida, para ajudá-lo a se levantar daquele tombo fenomenal...

Beijos e felicidades, querida!

Anne M. Moor disse...

AVA

Que bom te ver por aqui! Fiquei preocupada contigo...

Bjos
Anne