domingo, 4 de julho de 2010

Perdas


Ao sentar aqui e assistir aos jogos da copa, as ações dos jogadores e das torcidas a minha volta detonaram uma série de memórias que me levaram para minha infância e adolescência. De criança brinquei muito: de bonecas, de polícia ladrão, “tiddlywinks”, “bagatelle”, subi em árvores, nadei, andei a cavalo, etc. Sempre jogos de grupos. Na adolescência joguei hóquei de campo, “netball”, volleyball... Sempre fui ensinada que o mais importante de aprender a jogar é o que se chama em inglês, de “sportsmanship” e traduzido por espírito desportivo. E esse espírito nos ensina, muito especialmente, aprender a perder. Afinal, passamos a vida “perdendo”. E precisamos aprender que isso, também, é vida. Perdemos a inocência, a ingenuidade da infância, a confiança, amores, amigos, a paciência, quantas coisas perdemos ao longo de uma vida. Mas para cada coisa que perdemos, ganhamos outra ou outras, e a perda não terá sido em vão se aprendemos isso. Jogar foi, na minha infância e adolescência, momentos de muito prazer, sem violência, e de aprendizagem. Entristece-me ver a violência nos jogos e nas torcidas hoje. Não precisava ser assim.


© 2010 Anne M. Moor

12 comentários:

Jorge Lemos disse...

Anne

O esporte fortalece tudo.
Na foto, qual a sua posição?

Beijão Vivo do
Lemos

Anne M. Moor disse...

Jorge

Em pé, a 1ª a direita.

Abração meu amigo
Anne

Suzana disse...

Creio que demos lugar a vaidade,individualidade e ganância.
Que peninha, né!

Anne M. Moor disse...

Pois Suzana...

Bjos
Anne

Graça Pereira disse...

Estou de acordo! Perder faz parte da aprendizagem na vida...gosto das claques...quando estas, têm respeito pelos outros... e não foi isso que vi neste Campeonato para além da petulância e vaidade...
Tambem eu joguei basket e lembro-me da rivalidade com a equipa da Escola Industrial...mas era uma rivalidade sã que fortificava mente e corpos...
Na foto descobri-te com facilidade...essa carita de garota que todo o mundo gosta!!
beijocas
Graça

Anne M. Moor disse...

Graça

rsrsrsrsrs, memórias boas que esta foto me traz.

Bjos
Anne

A.Tapadinhas disse...

Eu já estou fora! Nem pelo Brasil posso torcer!

Mas, a menina Anne está ainda em competição, não é?

Apressei-me a deixar-lhe os parabéns, porque logo à noite já podiam ter perdido a validade!
:(

Beijo,
António

Anne M. Moor disse...

António

A "menina" Anne está a se preparar para o jogo!!!

Beijos torcedores
Anne

A.Tapadinhas disse...

Anne: Como receava o Uruguai foi prejudicado pelo árbitro...

Fica a grande prova que fizeram...

e o golo do Maxi Pereira, jogador do meu Benfica!

Beijo,
António

Anne M. Moor disse...

António

Fica um exemplo de espírito esportivo, e como jogaram bem e lutaram até o fim com garra, amor a pátria e dignidade! Me deixaram com orgulho de ser uruguaia!

Beijos orgulhosos
Anne

vittorio disse...

Só luta quem está verdadeiramente vivo.
Parabéns pela brilhante partida e participação nesta copa.
A mim só me resta a vergonha de um time que não soube honrar as cores da bandeira da pátria, sem luta nem dedicação ao time campeão mundial de 2006. uma triste imagem do que ocorre dentro de casa, o caos político e a desintegração nacional.

beijos

Anne M. Moor disse...

Vittorio

Nosso time brasileiro tropeçou na prepotência nojenta! E deu no que deu...

Beijão
Anne